1- ENQUADRAMENTO
Tente fugir do clichê de colocar o assunto sempre no meio da foto. Desclocar o objeto principal da imagem para algum ponto que não seja o centro pode fazer toda a diferença e deixá-la ainda mais interessante.
Exemplo de aplicação da regra dos terços(foto: Cláudia Regina) |
Posicione nas intersecções das linhas os pontos que você considera mais interessantes na cena. Nas linhas propriamente ditas também podem ser mostrados pontos de destaque, como por exemplo os olhos de uma pessoa ou o horizonte.
2 - FLASH DESNECESSÁRIO
Uma das coisas mais complicadas na fotografia é aprender a usar o flash de forma correta. Disparar o flash muito em cima do assunto pode deixar a foto clara demais; muito longe, escura.
Lembre-se que o flash tem um alcance limitado, que geralmente fica entre três e cinco metros (às vezes um pouco mais). Não adianta deixar o flash ligado se o foco é um objeto que está 30 metros longe de você.
Um bom exemplo de uso desnecessário do flash é quando se está fotografando um show: é um caso em que não há necessidade alguma de iluminação extra. A luz do palco é mais do que suficiente para sua foto; usar o flash só vai iluminar as cabeças de quem estiver à sua frente.
3 - FLASH NECESSÁRIO
Um ambiente escuro não é o único lugar onde o flash se faz necessário. Em uma foto contra a luz do sol, por exemplo, o flash pode ser usado como preenchimento, para deixar nítidos certos detalhes e evitar a formação de sombras.
Quando você tirar uma fotografia de alguém com uma fonte de luz ao fundo, note que a luz fica brilhante e somente a silhueta da pessoa aparece. Neste caso o flash irá suprir a falta de luz, deixando todos os pontos da foto visíveis.
Foto sob luz natural, sem utilização de flash |
Foto sob luz natural, com flash de preenchimento |
4 - CUIDADO COM O FUNDO
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar uma foto. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Tenha muito cuidado ao selecionar o local onde você vai tirar uma foto. A escolha do que aparece ao fundo é tão importante quando o que vem em primeiro plano.
Cores vibrantes, linhas e outros objetos podem interferir ou desviar a atenção do tema central da foto. Um erro engraçado, porém muito comum, é fotografar alguém em frente a uma árvore onde os galhos parecem formar chifres sobre sua cabeça.
5 - RETRATOS
Aproxime-se. Quando o assunto da foto é seu amigo, o que se quer mostrar é seu amigo, ora!
Não tenha medo de chegar mais perto. Se você quiser, pode até cortar um pouco da parte de cima da cabeça do seu amigo: a essa distância é possível reparar em detalhes como sardas e cílios. O que não deve acontecer é aquele monte de nada na volta e um pequeno sujeito no centro da foto.
Imagem: Photo Board |
Tire fotos na altura dos olhos da pessoa. Para tirar foto de criança fique de joelhos, sente, atire-se no chão. Faça o necessário para ficar ao nível dela.
7 - FOTOS VERTICAIS
Muitos assuntos exigem uma foto vertical. Se o ele possuir mais linhas verticais, como um farol ou uma escada, vire a câmera de forma a obter uma imagem mais comprida do que larga.
Foto: Chris Jacobs |
8 - APROVEITE A LUZ NATURAL
Não há luz mais bela que a do sol: sempre que puder, aproveite-a. Posicione-se de maneira que a fonte de luz fique atrás de você: aquilo que está sendo fotografado ficará bem iluminado (e com aspecto mais natural). Muitas vezes, um simples passo para o lado pode fazer toda a diferença.
A luz difusa de um dia nublado é excelente para realçar cores e suavizar contornos; aproveite esses dias para tirar retratos.
Como falei há pouco, é preciso ter muito cuidado ao usar o flash. A luz dele é muito forte, e isso pode deixar rugas e imperfeições aparentes. Já notou como todo mundo fica feio em foto 3x4? Eis a resposta.
9 - COR
A maioria das câmeras digitais permite fazer ajustes no controle de cor (também conhecido como white balance ou WB). Esse controle de cor faz com que o branco seja realmente branco sob determinada fonte de luz (lâmpada fluorescente, incandescente, luz natural, etc). Portanto, deixar que a câmera faça esse ajuste automaticamente não é o mais indicado para quem quer fidelidade.
A configuração para dias ensolarados, normalmente indicada por um pequeno sol, dá um tom mais amarelado às fotos. Essa tonalidade nos passa uma sensação de calor e afeto, tornando a foto mais interessante sob determinados aspectos.
Foto tirada com diferentes ajustes de WB |
Teste todas as opções de WB de sua câmera; dessa forma, você saberá quando utilizá-los, e poderá se valer disso para criar alguns efeitos especiais.
10 - EXPERIMENTE
Não há melhor dica do que esta: experimente. O segredo da fotografia está na tentativa e erro. Leia de cabo a rabo o manual da sua câmera para saber do que ela é capaz, e teste todas as configurações possíveis.
A fotografia é muito subjetiva, não há regras. O mais importante é aprender a dominar a luz e sua câmera, para depois fazer o que quiser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário