O que “GADGET” significa?
GADGET (substantivo) (circa década de 1960)
[GADGET]
[GADGET]
O Dicionário Houaiss da língua portuguesa (2001) consigna a palavra, ressalvando que é um objeto ou aparelho “mais engenhoso do que útil”; complete-se a definição com o sentido básico, popularizado por marinheiros, que se refere a uma peça ou dispositivo mecânico, ou qualquer coisa cujo nome o usuário ignora ou no momento esquece – uma palavra-ônibus como outras que a língua tem ou teve (doodad, thingy, thingamabob, thingamajig, thingummy etc.), ou as informais “troço”, “treco” ou “trem”; quanto à engenhosidade, é outra nuance que pode caracterizar, especialmente no caso de artigos domésticos, a utilidade de um objeto ou o fato de ele impressionar por ser um achado.
Em todo caso, é de uso restrito ou semiculto entre nós, mas quem o emprega sabe que não é fácil encontrar um equivalente: “O próprio produto, pela sua natureza, está a indicar-nos que não serve para enfeitar, como um bibelô: também não serve para brincar ou distrair, como um ioiô ou um bilboquê. Sua aparência, aos olhos do leigo, é a de um gadget vagamente eletrônico” (Fernando Sabino, A companheira de viagem, 1965, 94). Sobre a pronúncia, cf. gag. > 8.1 e 8.2.
Referência: “Dicionário de Anglicismos e de Palavras Inglesas Correntes em Português” de Agenor Soares dos Santos – Editora Campus/Elsevier, 2006. Clique para ler a sinopse.
Fonte: http://www.teclasap.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário