Potenciação, ou exponenciação, é uma operação muito comum na matemática e no dia-a-dia. Exemplo: para calcular a área de um círculo, o volume de um cubo, a velocidade de uma bala, juros compostos, etc. Iremos ver duas formas de calcular potência no Excel.
Usando o operador ^ (acento circunflexo) - da mesma forma que usamos o + para fazer soma, o * pra fazer multiplicação, podemos usar o sinal ^ para fazer potenciação. Por exemplo, =10^2 e =3^8, onde temos respectivamente 10 ao quadrado (10 * 10) e 3 à oitava (3 * 3 * 3 * 3 * 3 * 3 * 3 * 3).
Usando a função POTÊNCIA - usamos essa função assim: =POTÊNCIA(base;expoente), lembrando que a potência é calculada multiplicando-se a base por ela mesma tantas vezes quanto indica o expoente. Assim, os exemplos acima também podem ser escritos como =POTÊNCIA(10;2) e =POTÊNCIA(3;8).
Para evitar ambiguidade, lembre-se de usar parênteses para indicar a ordem em que deve ser feito o cálculo das fórmulas. Por exemplo, se você deseja somar 3 a 5 e em seguida elevar essa soma ao quadrado, é preciso escrever =(3+5)^2. Se escrever simplesmente =3+5^2, será calculada primeiro o quadrado de 5, gerando um resultado diferente.
Fonte:http://blog.dicasdeexcel.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário