segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Como se alimentar no inverno e garantir a resistência do organismo

Como se alimentar no inverno e garantir a resistência do organismo
Nesta época do ano, a alimentação sofre grandes alterações, pois frutas e saladas tornam-se menos apetecíveis e é mais difícil beber a quantidade diária de água recomendada


Parece que a estação mais fria do ano já se aproximou e, com isso, devemos proteger nosso corpo para não adquirir as gripes e resfriados característicos dessa época.

Para manter a temperatura durante os dias gelados do inverno e garantir a resistência do organismo, apenas cobertor não basta. Uma boa escolha é cuidar da alimentação, que sofre grandes alterações, pois as frutas e as saladas tornam-se menos apetecíveis, é mais difícil beber a quantidade diária de água recomendada e os iogurtes são muitas vezes substituídos pelo café ou chocolate quente.

Veja alguns alimentos que são as melhores pedidas no seu cardápio de inverno:

Acerola

A acerola é fonte de vitamina C, que maximiza a função de células imunológicas, e auxilia na manutenção de mucosas, inclusive do trato respiratório, e pode acelerar o processo de recuperação de gripes e resfriados. Outras fontes alimentares interessantes dessa vitamina são: morango, tangerina, frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomate e pimentão verde.

Feijão, carne vermelha e ovos

Ricos em aminoácidos que estão relacionados com a produção de anticorpos que previnem doenças imunológicas, estes alimentos proporcionam maior resistência. Os vegetais de folha verde-escura, como chicória e brócolis, não são fonte de proteínas, porém têm grande quantidade de fibra alimentar e exercem as mesmas funções de defesa.

Alho e iogurte

Têm potencial efeito antiviral, pelo grande conteúdo de princípios bioativos.

Sopa de legumes

Comece sempre as suas refeições com um prato de sopa de legumes, rico em vitaminas, minerais, água e muita fibra. Com poucas calorias, você consegue ficar saciado e diminuir a ingestão de alimentos mais calóricos e menos nutritivos.

Leite quente com cevada ou canela

O café tem benefícios para a saúde, mas o seu consumo excessivo tem sido associado a um aumento da tensão arterial, possível aumento do risco de infertilidade e osteoporose, além de perda significativa de minerais junto com a urina. Para diminuir o consumo de café, opte pelo leite, muito rico em cálcio, e coloque cevada ou canela em vez de café.

Chás quentes 


Para aumentar a ingestão diária de água, utilize os chás quentes (veja dicas de chás e como prepará-los em ‘saiba mais’, abaixo).
Fotos/ilustrações: divulgação
Fonte: http://www.portalterceiraidade.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário