terça-feira, 12 de julho de 2011

Tudo o que você precisa saber sobre referências no Excel

No dia-a-dia usando o Excel, uma das coisas que mais usamos são as referências. Por isso resolvi escrever aqui algumas dicas sobre referência, no formato pergunta-resposta (FAQ).

- O que são referências mesmo?
Referência é o que a gente usa nas fórmulas para dizer que usaremos o dado de uma outra célula. Por exemplo, em =B2 + 5, que faz a soma entre o valor da célula B2 e o número 5, B2 é uma referência à célula B2.
A Ajuda do Excel explica assim: "Uma referência de célula faz referência a uma célula ou a um intervalo de células em uma pasta de trabalho e pode ser usada em uma fórmula para que o Microsoft Office Excel possa localizar os valores ou os dados a serem calculados por essa fórmula."

- Como fazer referência a mais de uma célula ao mesmo tempo?
Você tem 2 opções: 
a) Escrever as referências de cada célula, separadas por ponto-e-vírgula (;). Exemplo: =SOMA(A1;A3;B5;B6)
b) Se as células estão dentro de um mesmo retângulo (intervalo de células), você pode referenciá-las dizendo a primeira e a última célula, separadas por dois-pontos (:). Por exemplo, =SOMA(A1:A4) soma as células de A1 a A4, ou seja, A1, A2, A3 e A4.
A figura abaixo mostra um exemplo que usa os dois casos, com dois-pontos e ponto-e-vírgula.

- Como fazer referências constantes?
Quando copiamos fórmulas com referências, ou usamos a alça de preenchimento, o Excel atualiza também as referências. Só que nem sempre queremos que essa atualização seja feita. Para evitar isso, deixando a referência constante, utilizamos o cifrão ($). Com o cifrão, o que está imediatamente à sua direita fica constante.
Exemplos:
a) B$5 - Nesse caso, apenas o valor da linha (que é representada por um número) será constante;
b) $B5 - Nesse caso, apenas o valor da coluna (que é representada por uma letra) será constante;
c) $B$5 - Nesse caso, tanto a coluna quanto a linha permanecerão constantes.

- Como fazer referência a células de outras planilhas?
Copie e cole isso na sua célula: '[Nome do arquivo.xlsx]NomeDaPlanilha'!A18 . Agora altere onde tem Nome do arquivo.xlsx pelo nome do arquivo que você quer referenciar, NomeDaPlanilha pelo nome da planilha que você quer referenciar, e A18 pela célula que você quer referenciar.

- Acho um saco ter que digitar as referências, tem uma forma mais fácil de fazer isso?
Tem sim. Após você digitar o sinal de igualdade (=) em uma célula, se você clicar em outra célula, o Excel irá inserir a referência dessa segunda célula na fórmula da primeira. Após o clique você pode continuar escrevendo normalmente na própria célula. Foi o que fiz na figura abaixo: Escrevi o sinal de igual na célula C3, cliquei em B2 e apareceu lá na célula C3 a referência a B2



Nenhum comentário:

Postar um comentário