terça-feira, 12 de julho de 2011

Como fazer contas no Excel

Quantas vezes você já fez uma tabela em que uma certa célula é o resultado de uma conta com os valores de outras células? Por exemplo, calcular a média do aluno a partir de suas notas, ou definir um percentual entre duas quantidades. Talvez você não saiba, mas dá pra fazer isso no próprio Excel, sem recorrer a calculadoras, e o que é melhor: você pode repetir a mesma conta para diferentes valores em instantes.

Para aprender a fazer essas contas, vamos utilizar como exemplo o boletim da figura abaixo. Nessa escola, a média é calculada como uma média aritmética simples das 3 notas (ou seja, soma as 3 notas e divide por três). Nesse caso, são apenas 3 alunos, então seria fácil fazer as contas na calculadora ou até mesmo de cabeça. Mas imagine se fosse uma turma de 50 alunos, e o colégio tivesse 10 turmas - já seriam 500 contas, fazer cada uma a mão iria demorar um bocadinho.


No exemplo acima, para calcular a média do primeiro aluno, basta ir para a célula E3 e digitar
=(B3+C3+D3)/3
Não entendeu? Explico: o igual [=] no começo indica que você está digitando uma expressão que deverá ser calculada pelo Excel (o nome certo é "Fórmula"). Os parânteses indicam que o que está dentro dele deve ser calculado antes das demais operaçõs (ou seja, primeiro será feita a soma e depois a divisão). B3 significa que você vai usar o valor da célula que está na coluna B e linha 3 (da mesma forma para C3 e D3), que neste caso é 9. O sinal de adição [+] significa (aposto que essa você sabe!) que os valores devem ser somados. O barra 3 [/3] significa que o que foi calculado entre os parênteses deve ser dividido por 3.

Os sinais utilizados nas fórmulas do Excel são os seguintes:
- Adição: + [mais]
- Subtração: - [menos]
- Multiplicação: * [asterisco]
- Divisão: / [barra]


Exemplo: Se em vez de somar as notas e dividir por 3, você quisesse somá-las e multiplicar por 5, você digitaria
=(B3+C3+D3)*5 
Vale a pena ficar experimentando diferentes fórmulas, para se acostumar a essa forma de fazer contas.
Bem, mas nosso problema do boletim ainda não está terminado. Ainda faltam as notas de Cicrano e Beltrano. Uma forma fácil de fazer isso é copiar a célula E3 e colar nas células abaixo, pois o Excel automaticamente altera a fórmula para fazer o cálculo com os valores relativos à posição onde a célula foi colada. Se tivesse muitos alunos, seria mais prático em vez de copiar, fazer o seguinte:
- clicar na célula E3
- clicar (e não soltar) no pequeno quadrado que aparece no canto inferior direito da célula E3, conforme figura acima
- arrastar o mouse até o final do boletim (no caso, a célula E5)
O resultado você confere na figura abaixo.


Isso foi só o começo, você pode fazer diversos tipos de conta no Excel, como calcular qual será a data na semana que vem, contas financeiras, calcular números aleatórios ou calcular senos e cossenos. Mas isso fica para outros posts...



Fonte: http://blog.dicasdeexcel.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário