quinta-feira, 28 de julho de 2011

Lixo eletrônico, você sabe lidar com ele?

Com o avanço da tecnologia cresce a produção de artigos eletronicos cada vez mais modernos. Mas e os antigos, o que fazer com eles? Muitos acabam se tornando lixo que é um verdadeiro vilão para o meio ambiente.
Lixo eletrônico pode ser qualquer coisa referente a eletrônico na sua casa, pode ser um eletrodoméstico, um som, um celular, computador.
Quando esse tipo de lixo é descartado em qualquer lugar pode causar sérios danos ao meio ambiente e ao homem
A indústria eletrônica brasileira está em plena expansão
Até 2012 o número de computadores no país chegará a 100 milhões de unidades;
40% do lixo eletrônico do Brasil se encontra na forma de eletrodomésticos
Anualmente entram no mercado 80 milhões de celulares, mas somente 2% serão descartados de forma correta.
Se você descarta esse material no lixo provavelmente ele vai demorar centenas de anos para ser degradado. Hoje já existem empresas que trabalham com isso, a especialidade é essa, trabalhar com o lixo eletrônico pra poder dar o fim correto a esse material.
E enquanto muitas pessoas não sabem o que fazer com o lixo eletrônico que possuem, essas empresas dão destino certo para uma parte desses materiais.
O foco é tentar aproveitar ao MÁXIMO esse lixo eletrônico. Uma equipe é especialista em identificar se um lixo ele pode ser reaproveitável, então, quando esse material chega ele é separado dos que não podem ser utilizados e são reaproveitados para fazer novas máquinas.
E essas máquinas já têm destino certo?
Sim, muitas das máquinas são destinadas para computação solidária, projetos sociais e de inclusão digital e até instituições publicas de ensino 
Se você pudesse dar um alerta geral para a população sobre ter um olhar mais atento para esse material, esse tipo de lixo, o que você diria?
“se você tem lixo eletrônico em casa, eu aconselho você armazenar separado do lixo comum e procurar uma empresa ou um fim responsável para tratar esse tipo de lixo.

Mas você está preparado para lidar com o lixo eletrônico? Faça  teste e descubra se você está antenado com essa nova situação...

Nenhum comentário:

Postar um comentário