segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dicas para o Natal: como escolher o notebook ideal para você


Guia de Natal: como escolher o notebook ideal para você


Apesar da tecnologia estar se miniaturizando cada vez mais, apontando para um futuro de tablets e smartphones, o notebook ainda constitui uma peça chave para quem quer aliar a performance de um desktop com a mobilidade do dia a dia. Entretanto, as opções disponíveis no mercado são tão variadas, seja em preço ou em recursos, que não é raro você acabar ou comprando mais do que precisa, ou então precisando de algo que seu notebook não tem.

Existem vários perfis de usuários de notebook - mais até do que tablets e smartphones - e saber em qual deles você se encaixa é o primeiro passo para adquirir um computador móvel que se ajuste à sua rotina de forma perfeita. Na matéria a seguir, o site Olhar Digital mostrou como é possível otimizar sua pesquisa e comprar o melhor notebook para você.


Tamanho da tela
Ao chegar na seção de informática de qualquer varejista, a tela é a primeira coisa que você olha na área de notebooks. Não há como negar: sempre se destacam os aparelhos com as telas maiores e mais cristalinas. Mas será que aquela tela OLED de 17'' é realmente o que você precisa?

Lembre-se: uma tela grande significa uma armação grande, o que aumenta consideravelmente o peso do aparelho. Se a sua ideia é levar o notebook para todos os lugares (supondo que sua rotina seja movimentada), tente imaginar como isso vai afetar sua coluna, ao colocar um laptop maior na mochila e andar com ele por aí. Desagradável, não?

ReproduçãoOutro ponto interessante: a resolução da tela também influencia no preço. Notebooks comuns, de performance média, possuem resolução de 1024 x 768 - mais do que suficiente se você não for um hard user, ou seja, usa o computador e a internet para leitura de e-mails, interage via redes sociais e trabalha com a maior parte dos aplicativos offline.

Agora, se você é daqueles que valorizam aparelhos imponentes ou gosta de assistir filmes e ver fotos na tela do computador, alguns notebooks já disponíveis nas lojas possuem resolução de 1280 x 800, 1366 x 768, 1600 x 900 e até monitores full HD, com 1920 x 1080 pixels. Outros recursos variáveis são a reprodução em 3D e alta definição. Estes são mais caros e exigem um conhecimento um pouco maior de configurações, sendo normalmente destinados a jogadores ou profissionais multimídia.

A tecnologia empregada nos monitores também conta. Hoje, a tecnologia LED é garantia de imagens nítidas, brilhantes e coloridas - mais que os monitores LCD.

Bateria

Notebooks tradicionais oferecem baterias de duração pequena. Mesmo para usuários mais simplistas, haverá aquela ocasião irritante em que você está abrindo um programa ou escrevendo um e-mail, quando, do nada, o notebook apaga na sua frente, dada a falta de energia.

Reprodução

Serão muito raras as vezes em que você poderá determinar a duração da bateria apenas por olhar o material promocional de um notebook - as fabricantes não costumam divulgar esse tipo de dado. Nestas horas, o melhor conselho é o da pesquisa prévia: procure por fóruns especializados e análises do modelo que você deseja em sites especializados de tecnologia. No tocante à bateria, eles são as melhores fontes para orientá-lo.

Componentes

Antigamente, notebooks eram compostos por teclado, tela e peças internas. Se você quisesse, por exemplo, assistir a um filme em DVD, seria necessário comprar um drive externo apenas para esta finalidade. Hoje, esses modelos são mais raros e foram substituídos por leitores embutidos. A pergunta agora é outra: seu drive apenas lê DVD, ou também os grava? Ele também lê discos em Blu-ray, ou também os grava? Faça um teste na hora de comprar: insira um disco qualquer e preste atenção - o barulho é alto demais? A velocidade com que a reprodução se inicia no computador é baixa demais? Tudo isso pode fazer diferença no preço final.

Outros componentes a se atentar:
  • Memória interna: esse costuma ser um dos principais detalhes a separar um notebook de alto desempenho de um aparelho mediano. De novo: se você roda apenas aplicações básicas, opte por um laptop com pelo menos 1 GB de memória. Uma quantidade menor de memória pode fazer com que você tenha problemas com softwares desenvolvidos mais recentemente, e limitará updates em sua máquina. Já o usuário mais aficionado deve pedir ao menos 2GB, e os gamers devem exigir pelo menos 4 GB, já que essa medida costuma ser a configuração básica exigida para jogos. Com essas quantidades, a maior parte das aplicações deverá rodar simultaneamente sem grandes problemas.
  • Disco rígido: pretende salvar muitos vídeos e músicas no seu notebook? Além disso, pretende instalar aplicativos pesados (mais uma vez, games de PC são o melhor exemplo)? Então procure um HD com mais espaço de armazenamento. Não há uma medida mínima a se obedecer, mas geralmente a regra é: quanto mais, melhor. Usuários que não dão muito valor para download de filmes podem ficar felizes com HDs próximos de 100GB. Já aqueles que curtem fotos e vídeos podem pedir cerca de 500GB de espaço.
  • Entradas auxiliares: notebooks, por padrão, oferecem ao menos uma entrada USB, uma saída VGA (para conectividade com monitores externos), dispositivos de rede via cabo (Ethernet) e captura de rede sem fio (wi-fi 802.11 B/G), para conexão com internet, além de saídas de áudio para inserção de fones e microfones. Isso, para um usuário comum, já está de excelente tamanho. Se você quiser opcionais, considere modelos com saída HDMI (para ligar a um televisor HD, por exemplo, e assistir a vídeos e fotos na telona da sala), mais entradas USB (o ideal é que você tenha pelo menos três) e leitores de cartão de memória (todos os tipos de cartão).
Reprodução

  • Webcam: todo notebook oferece uma webcam. Por padrão, a resolução dela é de 1.3 megapixels, o que garante uma imagem razoável em teleconferências ou chamadas em vídeo via Skype ou Windows Live Messenger. Existem alguns modelos com resolução de 2.0 megapixels, capaz de oferecer uma imagem levemente superior.
  • ReproduçãoProcessador: assim como a bateria, uma consulta prévia de processadores pode eliminar da sua busca pelo notebook ideal diversas opções que só vão consumir seu tempo. A razão disso: as opções são muitas, todas com influência em consumo de bateria, desempenho de programas e por aí vai. Temos modelos dual-core, quad-core, 32 ou 64 bits - é interessante que você saia em busca de um notebook já com essas informações em mão. De qualquer forma, não se apegue a modelos antigos. A nova linha Core, da Intel, oferece 3 processadores-padrão: o core i3, core i5 e core i7. O primeiro é focado no usuário iniciante. O core i5 é mais direcionado para quem gosta de conteúdo multimídia no computador, como vídeos em alta definição e fotos. O core i7 é direcionado para entusiastas e gamers. Descubra qual o seu perfil e faça uma boa escolha!
  • Placa de vídeo: uma placa de vídeo com memória dedicada costuma ser cara. E não é para menos: ver um filme em 3D não é para ser visto em um notebook de baixa performance. Mas se você não pretende abusar de conteúdo visual, a placa integrada, que vem de padrão na maior parte dos aparelhos, já está de bom tamanho para você.
Garantia e assistência técnica

Você já tem seu notebook em vista. Já falou com o vendedor e fez toda a negociação. Só falta pagar e.... Espere: o que acontece se, por motivos alheios ao seu controle, seu notebook apresente uma falha irreparável?

O suporte técnico do seu notebook é uma parte importante na aquisição do aparelho: além de oferecer a manutenção e o conserto de eventuais problemas, no próprio ato do conserto eles podem aconselhar você em práticas saudáveis de uso, evitando assim futuras visitas.

No ato da compra, sempre verifique o período de garantia. Confirme também se a loja oferece extensão desse período: caso não seja um valor muito alto, vale a pena o investimento, pois estamos falando da segurança do seu equipamento, caso ele falhe em suas mãos. É uma dor de cabeça a menos para você e uma boa economia para o seu bolso no futuro.

Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário