quinta-feira, 17 de novembro de 2011

DICAS DE INFORMATICA - Como otimizar sites em flash?

Como otimizar sites em flash?


Buscar-SEO-8-dicas-otimizar-site-flash
Olá pessoal, depois de uma semana longe sem escrever nada novo, resolvi postar algo relacionado ao flash, já que essa é uma dúvida muito grande entre os SEOs, e alguns dizem que é impossível otimizar sites com essa tecnologia.
É claro, se pegarmos um site para otimizar e ele for em flash a primeira opção que vem à cabeça é: “Temos que mudar esse site para HTML, para que o conteúdo seja indexado”.
O que quero com esse post é contrariar esse pensamento que temos porque nem sempre os clientes irão aceitar sua opinião quanto à mudança da plataforma e teremos que trabalhar o site em flash mesmo.
Nosso primeiro trabalho é indexar o conteúdo do site, isso é fato, e é uma estratégia baseada nesse ponto que vamos compartilhar aqui com vocês. A maioria dos clientes da Buscar, que tinham site em flash aceitaram mudar a plataforma para WordPress ou qualquer outro CMS, mas outros foram contra a mudança, e é baseada nessa experiência que vamos retratar as estratégias usadas que deram certo.

Pouco conteúdo no arquivo flash


Normalmente nos sites desenvolvidos em flash, o conteúdo é pouco explorado focando bastante nas animações e em como não deixar o site parado, e o conteúdo que tem no arquivo flash, é mínimo. Isso acontece também pela dificuldade de se acrescentar conteúdo ou atualizar os arquivos em flash na web.
Suponha que você tenha um cliente que acabou de fazer o site em flash, pagou uma grana legal e até entenda suas explicações sobre as vantagens de mudar para outra plataforma, mas ele precisa ficar com o site em flash porque foi feito um investimento naquele website e a empresa não quer gastar mais. Você terá que trabalhar o site em flash mesmo.

Possíveis cenários de um site em flash


Quando um site é desenvolvido em Flash, podemos colocá-lo como um arquivo .swf direto ou “converter” o arquivo para HTML. A “conversão” em HTML consiste apenas em jogar o arquivo SWF dentro de um arquivo HTML chamando o SWF. É muito simples realizar esse procedimento e não dá trabalho nenhum para o webmaster que desenvolveu o site.

Arquivo .SWF direto na URL


Quando temos esse cenário, a primeira opção é retirar o acesso direto ao arquivo e “converter” para HTML pois as opções que teremos aqui para otimização são mínimas.


Arquivo HTML chamando o SWF


Esse segundo cenário eu diria que é o mais recomendado, pois as opções de otimização aumentam e as estratégias ficam mais amplas podendo alcançar melhores resultados em relação ao primeiro cenário.

8 dicas de otimizar um site em Flash


Bom, vamos lá!
A primeira coisa que deve ser feita para otimizar um site em flash é ver a arquitetura que o webmaster colocou.
Verifique qual dos cenários citados acima se aplica o site. O arquivo .swf domina tudo ou está “convertido” para HTML? Todas as vezes que citei sobre a “conversão” do arquivo, repare que coloquei aspas. Fiz isso porque a conversão não existe, o que acontece é que o arquivo em flash é jogado para um arquivo HTML que chama o arquivo .swf.

Simulando cenários e situações


Vamos pegar uma situação do primeiro cenário citado e explorá-lo até chegarmos a um resultado satisfatório.
Temos um cenário no qual o site inteiro está no arquivo .swf, ou seja, www.site.com.br/index.swf. Já vi alguns sites dessa forma e digo que esse cenário é o pior de todos porque literalmente tudo que está no arquivo não será lido pelo robô do mecanismo de busca (até segunda ordem). Será basicamente uma página em branco.
A maior prova que nada é lido pelos robôs, é a demonstração do próprio Google quando clicamos na “lupinha” ao lado do título para ver uma prévia do visual do site e quando temos flash aparece uma imagem como a mostrada abaixo.
Vou mostrar de forma cronológica o que fizemos em um dos sites que pegamos há alguns meses atrás com esse cenário e conseguimos um resultado legal.

Divida seu swf em várias páginas HTML (Trabalho para o Webmaster)


Caso o site inteiro esteja em um arquivo .swf (www.seusite.com.br/index.swf), ou seja, por mais que você clique em outras páginas o endereço nunca muda, a primeira coisa a se fazer é dividir o site inteiro em páginas.
Se seu site tem 10 páginas em um único arquivo é preciso dividi-lo em 10 páginas HTML chamando o arquivo SWF. Sua estrutura deverá ficar mais ou menos assim:
Dividindo seu site todo em 10 páginas iniciamos uma série de possibilidades para otimizar seu site e contribuímos também para um fator de rankeamento que é o tempo de carregamento da página. Pense bem, antes seu site tinha 10 páginas sendo carregadas em um único arquivo, agora terá uma única página. O tempo vai cair e muito, concorda?
Vamos às etapas seguintes.

Otimize title, descriptions e urls


Depois de separarmos os arquivos e “transformá-los” em HTML, entramos naquele básico esquema de SEO, otimizar os títulos com as palavras-chave sendo únicos para cada página, representando seu conteúdo. Meta descriptions também deverão ser únicas e otimizadas com suas devidas palavras-chave e suas variações no texto e uma coisa que antes você não tinha, URLs amigáveis! : D
Lidar com URLs amigáveis no flash, é super simples, pois logo após ter feito a “conversão” do .swf para HTML você poderá alterar o nome do arquivo da forma que quiser, e lembre-se de colocar a palavra-chave ou algo bem claro relacionado ao assunto da página na url.

Acrescentando conteúdo na página HTML


Bom, essa é uma das principais estratégias que utilizamos para obtermos um resultado legal.
Como citei logo no início do artigo, sites em flash, normalmente têm pouco conteúdo pois o foco é na animação e o conteúdo que tem ali muitas vezes é irrelevante se tratando de SEO e até mesmo nas conversões para a empresa, pois a informação é mínima.
Dessa forma atacamos nesse ponto fraco que é a falta de conteúdo.
O que devemos fazer é colocar logo abaixo do arquivo .SWF todo o conteúdo relacionado ao assunto da página. Por isso a divisão das páginas e a “conversão” para HTML é tão importante.
Coloque o conteúdo todo abaixo do arquivo SWF e faça que ele seja um complemento daquela informação contida na animação ou até mesmo que seja toda a informação que o usuário precisa. Dê destaque ao conteúdo.
Utilizando essa estratégia, além de agregar conhecimento e informação ao usuário enriquece seu site e o conteúdo estará inteiramente disponível em HTML para a leitura dos robôs facilitando a indexação do mesmo.

Utilizar H1/H6


Não se esqueça de utilizar as tags H1/H6, é extremamente importante a utilização das tags header para enriquecimento e organização do conteúdo. Lembre-se que os usuários escaneiam seu texto para depois ler. Separe o conteúdo por tópicos para facilitar o escaneamento.

Explore a linkagem interna


Agora temos um site em flash, no qual a “animação” praticamente virou coadjuvante e o destaque está no conteúdo, e por isso não devemos esquecer nunca da linkagem interna. Use e abuse dessa estratégia, pois ela beneficia tanto seus usuários indicando outros temas para o assunto, tanto para a indexação, pois você informa o robô sobre outras páginas de seu site através de seu conteúdo, e isso muitas vezes acelera a indexação do mesmo.

Utilize muitas imagens


Como premissa básica, a utilização de imagens é interessante para aumentar suas visitas e a interação com o usuário. A utilização das imagens além de deixar a leitura mais confortável, no site em flash é mais uma possibilidade de estratégia.
Otimize todas as imagens com seu alt text correto e agregue conteúdo ao seu usuário, colocando as imagens junto ao conteúdo textual.

Trabalhe com vídeos


Como todos sabemos, os vídeos estão ganhando uma notoriedade quando se fala de conteúdo. Uma estratégia proposta pelo amigo Renan Felix, foi a de fazer a transcrição de todo o vídeo para que os robôs consigam ter a “leitura” do vídeo e atacar na linkagem interna.
À medida que for fazendo a transcrição do vídeo preste muita atenção no que está sendo dito e quando for falado sobre algo que você tenha em uma página falando no seu site, link pra ela.
Exemplo:
Sua empresa tem um vídeo institucional com dizeres sobre a empresa e seus serviços. Quando for citada a parte de serviços, na transcrição faça um link para sua página de serviços.
Com essa estratégia você deixa seu usuário super satisfeito com um vídeo bacana e faz seu conteúdo ser indexado ganhando chances de rankear melhor.
Se você tem uma página de vídeos, faça isso com todos os vídeos, quanto mais conteúdo melhor.

Estratégia pesada de link Building


Chegando nesse ponto, posso dizer que podemos tratar esse site como qualquer outro, apenas com uma parte dele em Flash e devemos pensar em estratégias um pouco mais avançadas ou complexas.
Todos sabemos que link building é essencial para alguns nichos de mercado e para um site em flash, é essencial. Depois de toda a mudança na estrutura do site como aconselhei acima, trabalhe pesado no processo de link building para acelerar ou manter os rankeamentos desejados.

Splash Page


Essa é uma estratégia que já vi diversos sites utilizarem mas não gosto muito dela, pois acho que o que fizemos acima é mais interessante.
Com certeza alguns de vocês já entraram em um site e viram 2 botões: “Acessar HTML – para conexões mais lentas” e “Acessar site completo – para conexões mais rápidas” ou algo do tipo.
O que podemos utilizar ou explorar é a parte HTML, claro. Otimize toda a parte HTML como qualquer outro site.

Conclusão


Otimizar sites em flash, demanda um tempo maior do que otimizar um site WordPress ou qualquer outro CMS ou página HTML, mas não é impossível. Com certeza existem diversas outras estratégias e técnicas mais avançadas para desenvolver esse trabalho, o que fiz compartilhei aqui, foi uma estratégia utilizada que deu certo. Espero que tenham gostado e que tenha contribuído um pouco no dia a dia de cada um.


Fonte: http://www.buscarseo.com.br

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