Portal e-Aulas USP disponibiliza vídeos produzidos por docentes da universidade em diversos campos do saber.
A USP lançou um portal disponibilizando mais de 800 videoaulas para estudantes, professores e a comunidade, em geral. O Portal e-Aulas USP, que foi criado com o objetivo de incorporar novas tecnologias ao método tradicional de ensino, é uma iniciativa da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), inspirada em portais semelhantes de instituições como Massachusetts Institute of Technology (MIT), Harvard e Princeton.
Adotando uma linguagem dinâmica e interessante, as videoaulas atendem à demanda crescente por conteúdos digitalizados por parte das novas gerações, habituadas ao ambiente virtual e consumidoras de vídeos. De acordo com o superintendente de Tecnologia da Informação, Gil da Costa Marques, "a STI já estuda a possibilidade de ter, em breve, cinco equipes de produção de vídeos à disposição dos docentes que estejam dispostos a gravar seus conteúdos. Isso deverá otimizar a produção e aumentar a quantidade de vídeos de qualidade produzidos pela USP".
Desenvolvido para facilitar o acesso ao conteúdo, a plataforma é multilíngue e possui um sistema de busca multifacetada, com a ferramenta de autocomplete. Permite, ainda, o acesso cruzado, ou seja, a partir de um vídeo, o Portal sugere outros vídeos com conteúdo relacionado. O portal também é compatível com as redes sociais e alguns vídeos estão disponíveis para download.
Na segunda fase do projeto, que deverá ser implementada até o final do ano, o portal permitirá que os vídeos sejam legendados e que outros arquivos sobre o assunto em questão, mesmo que estejam em formatos diferentes, possam ser inseridos. Segundo a pesquisadora do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da Escola Politécnica e coordenadora do Grupo Gestor do e-Aulas, Regina Melo Silveira, o Portal e-Aulas USP também será incorporado ao Portal de Busca Integrada do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi). Dessa forma, o usuário que pesquisar sobre um determinado assunto obterá como resultado não apenas livros, teses e artigos relacionados, mas também os vídeos produzidos sobre o tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário