1. Faça um planejamento semanal
Segundo Marco
Fabossi, coach e especialista em gestão do tempo e produtividade, para manter a
produtividade no trabalho e enfrentar a diversidade de tarefas do dia a dia, é
necessário dedicar tempo ao planejamento semanal. “Não é preciso mais que 15
minutos no final de semana, ou na sexta-feira. Só não deixe para planejar a
semana na segunda, isso não funciona.”
No planejamento devem ser inclusas todas as atividades da
semana, sejam pessoais ou profissionais, diz Fabossi. A recomendação é planejar
aproximadamente 70% do tempo, deixando os outros 30% para contingências e
urgências.
2. Priorize tarefas
Evite realizar várias
atividades ao mesmo tempo. Na impossibilidade estabeleça quais são as tarefas
mais urgentes ou importantes. “Compartilhar as atividades com o chefe é
fundamental na definição de prioridades”, ensina Christian Barbosa,
especialista em produtividade e gestão do tempo. Barbosa ressalta que é
importante também saber dizer não.
3. Utilize a tecnologia para organizar suas atividades
Encontre um modelo de
organização e planejamento que mais combine com você. Pode ser o Outlook,
Excel, Google Apps, SmartPhone ou mesmo uma agenda de papel, um caderno.
“Primeiro resolva as urgências, em seguida coloque as tarefas mais simples e
rápidas, depois agrupe atividades similares, e então distribua todas as
outras”, orienta o especialista Marco Fabossi.
4. Fuja dos ladrões do tempo
São diversos os
ladrões do tempo. O especialista Christian Barbosa enumera: e-mail, redes
sociais, reuniões corporativas, falta de organização. Para se livrar dos piores
inimigos da produtividade a recomendação é estabelecer horários para checar
e-mail e navegar nas redes sociais.
As reuniões corporativas, diz Barbosa, precisam ter um
objetivo e serem ágeis. Já o remédio para a falta de organização é manter cada
coisa em seu devido lugar caso você não queira perder meia hora do seu precioso
e escasso tempo procurando algo.
O coach executivo e consultor Carlos Cruz põe na lista dos
ladrões do tempo as distrações internas. “São exemplos de distrações internas o
medo, a ansiedade, a insegurança. Outra distração é pensar no próximo fim de
semana ao mesmo tempo em que realiza atividades.”
O especialista
Christian Barbosa afirma ser impossível separar vida pessoal e profissional.
Logo, sugere planejar determinadas tarefas pessoais na hora do expediente.
“Pagar uma conta, marcar consulta médica, ligar para o filho para saber se está
tudo bem... tudo isso pode ser feito no trabalho. Desde que não haja abuso a
medida pode minimizar possíveis impactos negativos na produtividade.”
Para Carlos Cruz, problemas pessoais devem ser vistos como
desafios. “Foque no trabalho, direcione o problema para o aprendizado”,
recomenda o consultor. “Problemas pessoais fatalmente irão afetar o nosso nível
de concentração e desempenho profissional. Portanto, resolva-os o mais rápido
possível”, orienta o especialista Marco Fabossi.
Fonte: http://www.carreiras.empregos.com.br
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